Videogames e Blockchain: Que futuro nos aguarda?

De que forma dois mercados colossais como videogames e blockchain podem criar uma parceria gigantesca?

O que é o blockchain?

Se está lendo isto é porque sabe o que é o blockchain. Mas se não sabe, vou tentar resumir, o que não é fácil. O blockchain é uma tecnologia de base de dados online, que grava e guarda os dados em blocos.

Os blocos estão ligados entre si, sem haver um controlo central, formando uma extensa rede em cadeia. Todos esses blocos têm a informação duplicada por milhares ou milhões de computadores que constituem a rede, de forma que seja virtualmente impossível de modificar ou deletar tais informações.

É por esta possibilidade de descentralização, segurança, imutabilidade e transparência que a o sistema do blockchain tem vindo a ser adotado um pouco por todas a áreas.

blockchain
blockchain

Ao ter permitido o nascimento do célebre Bitcoin (e todas as criptomoedas que se seguiram), o blockchain ficou famoso, mas tem um raio de ação muito para além das finanças.

E aquilo que ele permite, na verdade ninguém ainda sabe ao certo, mas o potencial é imenso!

A Indústria dos Videogames Atualmente

Importa falar do que vale a indústria de videogame. Se você ainda pensa em gaming como aquele moleque gordinho, no seu quarto escuro, agarrado à sua velhinha Mega Drive… pense de novo!

Falamos de uma indústria de muitos biliões, com um potencial de crescimento imensurável, como iremos ver:

  • mercado global avaliado em 173 biliões em 2020, com uma previsão para chegar aos 314 biliões em 2026.
  • os mercados asiático e americano dominam, existindo perto de 700 milhões de jogadores, apenas na China.
  • a nível global, mais de 2.5 biliões de pessoas jogam videogames.
  • apenas em 2020, muito por culpa da pandemia e dos largos meses de confinamento, os jogadores gastaram quase 5 biliões de dólares em videogames.

Com estes dados, fica fácil entender porque é que os especialistas colocam esta indústria gaming como algo a ter muito sucesso numa ampla adoção do blockchain.

Videogames e Blockchain: o que Permite o Blockchain?

Para uma parceria destas dar sucesso, as vantagens têm de ser imensas. Só assim será possível dar um salto e transformar a indústria dos videojogos, que ficará muito mais assente no blockchain.

Videogames e blockchain: quais as vantagens:

Descentralização – sendo este um dos princípios fundadores da blockchain.

Por descentralização, queremos dizer que não está centrada nem controlada por uma única entidade.

E isto importa porque a descentralização permite que os itens de um jogo possam ser totalmente seus, para guardar, vender ou usar do jeito que quiser.

o que permite o blockchain
o que permite o blockchain

Transparência – um calcanhar de Aquiles em muitos jogos. Quem nunca viu trapaças nos jogos, né? Trapaças que arruínam o prazer de jogar.  

Sendo que a blockchain é aberta para todos, a informação sobre qualquer item em particular e o processo de compra ou venda dele podem ser consultados desde a sua origem.

Naturalmente que não se poderá usar trapaças visto que teria de inserir isso no blockchain, o que é impossível.

Segurança – desde de suas informações privadas como eventuais pagamentos estão em segurança. Isto é suportado pela inerente funcionalidade avançada de criptografia sob a qual a própria blockchain é executada.

Tokenização – A tokenização de ativos já é uma realidade nos vários jogos que existem no blockchain. Isto defende que todo o ativo tal como moedas, cartas, ferramentas, armas, skins, ou mesmo personagens possa ser vendido nos mercados.

Estratégias de monetização – O formato play-to-earn (jogar para ganhar) começa a ser uma moda.

Como em qualquer videogame, Você ao jogar precisa de procurar, comprar, ou ganhar itens, mas nos jogos executados no blockchain, eles são simbólicos e representados como NFTs.

Após receber estes itens, pode colocá-los nos mercados, onde terá a oportunidade de os trocar por outros tokens NFT ou simplesmente vendê-los.

Que Games já Existem no Blockchain?

Naturalmente que videogames e blockchain já é uma realidade, pois já existem vários games.

Vários projetos sólidos como Alien Worlds, CryptoKitties ou Decentraland são exemplos de grande sucesso que já fazem parte do blockchain.

games que já existem no blockchain
games que já existem no blockchain

Estes exemplos já geraram largos milhões, e têm uma enorme quantidade de jogadores.

Como já entendeu, videogames e blockchain pode vir a ser uma dupla muito poderosa, com enfoque no investimento, mas com espaço para o seu lazer também.

Só podemos olhar para esse futuro com otimismo e iremos aguardar os futuros lançamentos que resultam dessa parceria com entusiamo.

Deixe um comentário