O que é Marketing Digital e como aplicá-lo?

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre o que é marketing digital, visto a ascensão da estratégia, bem como sobre de qual forma o marketing pode ajudar o negócio.

De modo geral, o marketing surge a partir da revolução industrial, em que a produção de produtos é vista de forma massiva. 

Essa primeira fase do marketing é conhecida como 1.0 e não se atenta, necessariamente, ao cliente, ou em tornar sua experiência ainda melhor., mas sim na venda/divulgação dos produtos.

Isso começa a mudar com a ascensão do marketing 2.0, que começa a ver o cliente como um elemento essencial para o sucesso do negócio. 

Por isso, a personalização e a segmentação começam a ser vistas como aspectos importantes, até fundamentais para a evolução do empreendimento. 

Com o crescimento das redes sociais, assim como com a expansão da internet, o marketing digital ganha força no marketing 3.0, focado na humanização do cliente, assim como na interação e um bom relacionamento.

Isso é reforçado no marketing 4.0, assim como no marketing 5.0, fases mais atuais e de transição do marketing.

Diante disso, é possível compreender que o marketing digital é uma estratégia feita no ambiente digital/online e tem como objetivo captar e fidelizar os clientes. 

Diante disso, neste artigo traremos mais detalhes sobre as características dessa ação, assim como a possibilidade de aplicar essa técnica em sua empresa. 

As características do marketing digital

Ao pensarmos sobre o marketing é válido citarmos os 4 Ps do marketing, que trabalham na parte de preço, produto, praça e promoção. 

Ou seja, é importante que o empreendedor tenha noção do preço do produto, avaliando diante da concorrência, assim como conheça seu valor e diferencial, bem como os seus concorrentes e como fazer os anúncios para destacar tais aspectos.

Por isso, o marketing digital pode ser visto como um importante aliado para que divulgações sejam feitas nas redes sociais. 

As técnicas do marketing digital podem ser compreendidas também a partir do Inbound Marketing, que trabalha com o marketing de atração. Ou seja, o objetivo é criar estratégias digitais que atraiam os clientes e os levem até a página por meio de ações, indicações ou pesquisas.

Nesse sentido, para criar uma boa estratégia de marketing digital, é importante que sua empresa consiga delimitar quem é a persona, ou seja, crie um personagem semi-fictício que ajude a identificar seu público. 

Isso é importante para direcionar a ação, assim como definir a linguagem. Ou seja, conhecer os interesses do seu público é fundamental!

Além disso, é importante conhecer o funil de vendas, que é direcionado para conhecer o processo de compra do cliente, assim como a jornada do consumidor.

Outra ação importante é conhecer bem as técnicas de SEO, que visam otimizar a escolha das palavras-chaves que são utilizadas em seu anúncio ou conteúdo. 

Como existem várias técnicas de marketing digital que podem ser empregadas em seu negócio, separamos algumas técnicas abaixo. Não deixe de conferir! 

Descubra como aplicar as técnicas em sua empresa 

Quando falamos sobre marketing digital, precisamos citar também sobre o Marketing de Conteúdo, que trabalha com técnicas de criação de materiais que agreguem valor e alcance os usuários. 

Essas técnicas consistem na busca assertiva pelas palavras-chaves que mais atraem o cliente, assim como em um conteúdo que seja interessante e tenha relevância para o seu público. 

Daí a importância em conhecer a sua persona, com o objetivo de fazer um conteúdo segmentado e adaptado a partir de cada necessidade do cliente, bem como à estratégia da marca.

Outras estratégias utilizadas pelo marketing de conteúdo também trabalham com o tamanho do texto, sua densidade, a quantidade de intertítulos, o uso de listas, dentre outros aspectos que melhoram a leitura do material e sua qualidade frente aos buscadores. 

Anúncios aliados às estratégias de marketing

Além de criar um conteúdo que conte com as técnicas do marketing de conteúdo, é importante apostar no investimento de anúncios nas redes sociais, assim como no Google Ads. 

Isso porque as redes sociais são ferramentas essenciais para as empresas que desejam alcançar seu público e ter uma boa visibilidade diante dos clientes no modelo de consumo atual, ganhando também uma credibilidade diante da concorrência.

Exemplo disso são plataformas como o Twitter Ads, Facebook Ads, Instagram Ads e o Google Ads que possibilitam campanhas direcionadas nas próprias redes, otimizando o acompanhamento e a interação com o público. 

Na prática, esse sistema Ads trabalha com os anúncios nas redes a partir da criação de uma campanha que considera o valor disponível, objetivo da publicidade e o público que se visa alcançar. Desse modo, é importante que se consiga delimitar:

  • O orçamento;
  • O custo por clique;
  • O objetivo da campanha;
  • O tipo de material a ser anunciado (foto, vídeo, etc.);
  • A região abrangida;
  • As palavras-chaves usadas;
  • O título da campanha;
  • O público a ser atingido.

A partir disso, a empresa consegue ampliar o alcance dos potenciais clientes, que podem tornar-se leads e, consequentemente, serem vistos como clientes em potencial. 

Com isso, vale a pena investir em técnicas do marketing digital para alavancar seu negócio e obter um desempenho melhor no mercado. 

Deixe um comentário